Logo - Don Gentilis

Conheça a história e as principais características da cerveja IPA

IPA

Vamos contextualizar?

Amargor intenso, aromática e muito refrescante. Indian Pale Ale é um dos estilos de cerveja artesanal favoritos dos apreciadores. 

Suas principais características são sua alta quantidade de lúpulo, cítricos, frutados e florais, sua coloração varia do amarelo intenso ao âmbar e, normalmente, o seu teor alcoólico geralmente está entre 5,5% e 7,5%.

IPA

A IPA foi criada nas grandes colônias da Inglaterra. 

Na época, não existiam muitos estilos de cerveja, e os que existiam sofriam muita alteração, graças aos intensos calores da região. 

Além disso, quando elas precisavam ser transportadas, sofriam muito com os longos tempos das viagens de navio, e acabavam estragando ao chegar no destino. 

Isso motivou George Hodgson, da Bow Brewery, a buscar novas alternativas para manter a conservação das bebidas. 

Mais lúpulo foi adicionados à receita e sua graduação alcoólica foi intensificada, o que deu origem a IPA que conhecemos hoje. 

Na época, o novo sabor causou resistência e estranhamento aos consumidores, mas ao verem os benefícios do transporte e conservação, rapidamente a IPA começou a ficar famosa na região e mais tarde no mundo.

O seu sabor único e seu amargor e aroma incríveis rapidamente ganharam o paladar de diversos degustadores ao redor do mundo. 

A sua receita começou a tomar espaço nas principais cervejarias do mundo. 

Por isso, hoje a Indian Pale Ale, ou IPA, assim como suas variações icônicas como a English ou  American IPA , viraram as favoritas em bares, restaurantes e eventos sociais do Brasil.

Cronologia

Século XVII, Inglaterra 

A Revolução Industrial traz tecnologias para controlar o nível de torra dos grãos para produção de cerveja. O resultado? Maltes mais claros, que geram cervejas mais pálidas (que em inglês se traduz como pale).

Século XVIII, Império Britânico 

A cerveja é enviada a todos os países que pertencem à Bretanha, mas a bebida nem sempre aguentava a viagem quente.

Século XIX, Índia

 As pale ales enviadas à Índia ganham mais lúpulo, fazendo o papel de conservante, e mais álcool, o que faz com elas suportem as longas viagens de mais de seis meses. 

Seu caráter refrescante ganha o coração e o paladar do público britânico.

1980, EUA 

Os norte-americanos decidem abraçar os clássicos novamente e criam uma releitura da tradicional Pale Ale Inglesa, batizando-a de American IPA (IPA). 

As características da escola americana estão presentes na receita, com notas de frutas tropicais e cítricas e maior grau de amargor.

American IPA

American IPA

Agora que você já sabe tudo sobre a IPA, conheça um pouco mais desta versão americana.

Ela é popular no Brasil e tem atraído a atenção de vários públicos. 

Esse estilo é uma versão americana das English IPA que usa ingredientes nativos, tornando-a mais perfumada que a original. 

Acredita-se que a primeira produção foi a Anchor Liberty Ale
, de 1975.


A
cor de uma American IPA varia de dourado a âmbar-avermelhado (as versões com dry hopping podem apresentar turbidez). Sua espuma é de média formação, variando de branca a bege claro, e persistente.

O aroma intenso é composto pelo lúpulo americano ou do novo mundo: floral, cítrico, de frutas tropicais, entre outros. Tem aroma limpo de grãos maltados, mas o sabor do malte deve ser baixo ou médio.

O teor alcoólico dessa cerveja é suave mesmo nas versões mais fortes.

A La Mercedita American IPA é lupulada, maltada e com amargor acentuado. Adquira a sua aqui e experimente esse sabor incrível!

Harmonização

Sabores fortes são a combinação perfeita para acompanhar esse estilo de cerveja, pois esses sabores ajudam a equilibrar o paladar com a bebida. 

Em seguida, criamos uma lista para você escolher um sabor e apreciar da maneira que achar melhor.

  • Hambúrgueres;
  • Batatas Fritas;
  • Burritos; 
  • Tacos; 
  • Guacamole; 
  • Queijo Gorgonzola; 
  • Carnes com Chilli; 
  • Salmão ao Molho de Maracujá.

Compartilhe:

Mais postagens

Receitas-Don-Gentilis

Além de harmonizar, que tal utilizar a cerveja como ingrediente culinário?

CERVEJAS-ARTESANAIS---FAMÍLIA-ALE---DON-GENTILIS-1

Conheça agora os melhores estilos da Família Ale!